ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ADERBAL RAMOS DA SILVA
“Transformando e fazendo história”
“Nosso problema teórico e prático é o de reconstruir o espaço para que
não seja o veículo de desigualdades sociais e, ao mesmo tempo, reconstruir a
sociedade para que não se crie ou preserve desigualdades sociais”.
MILTON SANTOS
PLANEJAMENTO ANUAL 2012
ENSINO
MÉDIO
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 1ª à 3ª
série
PROFESSOR: Almir
Alves Júnior
Florianópolis,
Fevereiro/2012
1. OBJETIVOS
1.1.
Geral da Escola
Tornar
a escola um ambiente que produza sistematicamente conceitos e valores onde a
possibilite a cada aluno uma releitura de seu cotidiano, e do mundo que o
circunda, possibilitando desta forma tomar consciência sobre os outros. Pois
enquanto agência formadora da maioria da população tem compromisso e a intenção
de tornar acessível este conhecimento a todos os alunos, privilegiando o pensar
coletivo, proporcionando a igualdade e restabelecendo princípios e ideias de
reorganizar questões políticas e normas sociais.
1.2.
Geral da Disciplina
Compreender
a dinâmica espacial que se desenvolve diacrônica e sincronicamente, produzindo,
reproduzindo, organizando e transformando o espaço geográfico na escala local,
regional, nacional e global.
1.3.
Específicos de cada Série
1.3.1. 1ª Série:
ü
Compreender a
importância dos sistemas de informação e das telecomunicações no contexto
econômico mundial, relacionando-os com o processo de globalização;
ü
Compreender a
relação de paralelos, latitudes, zonas térmicas incidência solar nas diversas
regiões da Terra ao longo do ano;
ü
Relacionar
meridianos, longitudes e fusos horários, desenvolvendo habilidade de calcular a
hora em qualquer lugar do planeta, a partir dos dados apresentados;
ü
Situar os
avanços da cartografia na história e o papel do geoprocessamento no atual
estágio de representação do espaço geográfico;
ü
Calcular
escalas de mapas e representa-las numérica e graficamente;
ü
Assimilar a
noção de tempo geológico e suas implicações no estudo dos fenômenos terrestres;
ü
Entender o
movimento das placas tectônicas, a formação das cadeias montanhosas, os abalos
sísmicos e o vulcanismo;
ü
Ler e conhecer
as províncias minerais do Brasil representadas em um mapa, assim como sua
estrutura geológica;
ü
Conhecer os processos
de formação do solo, bem como os horizontes de seus perfis;
ü
Compreender
como se formam as cadeias montanhosas, planaltos, as depressões e as planícies;
ü
Distinguir
clima e tempo atmosférico;
ü
Identificar os
fatores do clima, tais como latitude, altitude, continentalidade/maritimidade e
massas de ar, e compreender suas dinâmicas;
ü
Estabelecer
relações entre dinâmica climática e formações vegetais;
ü
Caracterizar
as formações vegetais da Terra e suas especificidades climáticas;
ü
Confrontar
climogramas de regiões diferentes;
ü
Reconhecer a
importância das unidades de conservação para a preservação dos diversos biomas;
ü
Compreender as
características das águas oceânicas e explicar sua sujeição a ações antrópicas;
ü
Relacionar a
leitura de mapas e bacias hidrográficas e de estresse hídrico;
ü
Caracterizar
as bacias hidrográficas brasileiras e reconhecer suas potencialidades e
desafios;
ü
Compreender o
conceito de desenvolvimento sustentável;
ü
Compreender
que as ações antrópicas aceleram alguns fenômenos naturais, entre eles, o
efeito estufa;
ü
Compreender a
importância da preservação do patrimônio biológico nacional.
1.3.2. 2ª Série:
ü
Entender o
desenvolvimento do comércio europeu na época das grandes navegações, a
conquista de territórios de além-mar, surgimento do mercantilismo e do chamado
capitalismo comercial;
ü
Situar as duas
grandes guerras mundiais no contexto de desenvolvimento capitalista;
ü
Analisar a
geopolítica da Guerra Fria e os diversos conflitos ocorridos desde o final da
Segunda Guerra até a década de 1980;
ü
Compreender o
quadro geopolítico mundial com base na multipolaridade do poder econômico;
ü
Explicar o
surgimento da China como potência;
ü
Compreender as
bases da globalização econômica e suas implicações para as economias nacionais;
ü
Explicar o
papel da OMC na regulação das relações comerciais e financeiras entre os
países;
ü
Contextualizar
os países subdesenvolvidos, especialmente o Brasil na globalização;
ü
Estabelecer
relações entre o avanço das telecomunicações e o desenvolvimento do
capitalismo;
ü
Compreender os
progressos técnicos e tecnológicos envolvidos na evolução dos meios de
transporte;
ü
Compreender de
que modo às transformações verificadas no decorrer da Revolução
Técnico-Científica geraram uma demanda acelerada de energia;
ü
Reconhecer a
necessidade de uma política energética que contemple a parte da população
mundial sem acesso aos benefícios da eletricidade;
ü
Conhecer e
diferenciar as formas de organização do trabalho (taylorismo, fordismo e
toyotismo) em suas relações com a produtividade;
ü
Conhecer a
historicidade da industrialização brasileira;
ü
Compreender as
revoluções agrícolas, tendo em vista seu contexto histórico e político;
ü
Relacionar a
estrutura fundiária no Brasil às leis que as consolidaram.
1.3.3. 3ª Série:
ü
Utilizar os
conhecimentos adquiridos para interpretar as notícias veiculadas pela mídia em
torno de conflitos étnicos, discriminação racial, preconceito e xenofobia;
ü
Compreender os
principais fatores que motivam as lutas separatistas de cunho nacionalista;
ü
Compreender as
peculiaridades do terrorismo contemporâneo;
ü
Relacionar o
processo de urbanização ao de industrialização;
ü
Discutir o
conceito de cidadania e aplicá-lo ao seu dia a dia;
ü
Compreender o processo de urbanização no
Brasil e a tendência de alteração desse processo verificada a partir da década
de 1990;
ü
Conhecer as
teorias populacionais, contextualizando-as historicamente, e posicionar-se
criticamente em relação a elas;
ü
Relacionar o
problema do desemprego às mudanças ocorridas ao longo do processo de
desenvolvimento do capitalismo;
ü
Conhecer os
movimentos migratórios e suas razões;
ü
Entender o
mapeamento das migrações internas no Brasil no período colonial e pós-
colonial;
ü
Compreender a
posição do Brasil nas relações comerciais globais;
ü
Conhecer com
maior profundidade a diversidade natural, econômica, social, cultural,
histórica do território brasileiro, inferindo daí a as bases das diversas
regionalizações.
2.
JUSTIFICATIVA
Ao conceber o espaço de vida do ser humano como
produto histórico construído pela sociedade, cresce a importância do ensino de
Geografia, na medida em que propicia aos alunos o conhecimento crítico da
realidade espacial e; com isso a participação consciente e responsável no
processo social de produção do espaço geográfico.
3. CONTEÚDOS
3.1. 1ª Série
BIMESTRE
|
DATA
|
CONTEÚDO
|
1°
|
14/02 a 27/04
|
Cap.1 – Geografia na Era da Informação
Cap.2 – A localização do espaço e os Sistemas de
Informações Geográficas
Cap.3 – Geoprocessamento e mapas
|
2°
|
02/05 a 12/07
|
Cap.4 – Geologia: evolução da Terra e fenômenos
geológicos
Cap.5 – Estrutura geológica e mineração no Brasil
Cap.6 – Relevo e solo: formação e classificação
Cap.7 – Dinâmica climática
|
3º
|
30/07 a 27/09
|
Cap.8 – Climas e formações vegetais no mundo
Cap.9 – Dinâmica climática e formações vegetais
no Brasil
Cap.10 – Água: uso e problemas
Cap.11 – Águas continentais do Brasil
|
4º
|
04/10 a 11/12
|
Cap. 12 – Questão ambiental e desenvolvimento
Sustentável
Cap.13 – A dimensão global de alguns problemas
ambientais
Cap.14 – Domínios morfo-climáticos e questão
ambiental no Brasil
|
3.2. 2ª Série
BIMESTRE
|
DATA
|
CONTEÚDO
|
1°
|
14/02 a 27/04
|
Cap.1 – Capitalismo e Espaço Geográfico
Cap.2 – As duas Grandes Guerras do século XX
Cap.3 – A Guerra Fria
Cap.4 – Geopolítica atual: um mundo em construção
|
2°
|
02/05 a 12/07
|
Cap.5 – Globalização e redes da economia mundial
Cap.6 – Globalização, comércio mundial e blocos
econômicos
Cap.7 – O Brasil no mundo globalizado
Cap.8 – Telecomunicações
|
3º
|
30/07 a 27/09
|
Cap.9 – Meios de Transporte
Cap.10 – A questão energética no mundo atual
Cap.11 – Fontes alternativas e energia no Brasil
Cap. 12 – A indústria no mundo atual
|
4º
|
04/10 a 11/12
|
Cap.13 – A indústria no Brasil
Cap.14 – A agricultura no mundo atual e as políticas agrícolas nos
países desenvolvidos
Cap.15 – Espaço agrário no mundo subdesenvolvido e no Brasil
|
3.3. 3ª Série
BIMESTRE
|
DATA
|
CONTEÚDO
|
1°
|
14/02 a 27/04
|
Cap.1 – Etnia e Modernidade
Cap.2 – Conflitos étnico-nacionalistas e
separatismo
Cap.3 – Os dois lados do terrorismo
|
2°
|
02/05 a 12/07
|
Cap.4 – A urbanização mundial
Cap.5 – A urbanização no Brasil
Cap.6 – Crescimento populacional no mundo e no
Brasil
|
3º
|
30/07 a 27/09
|
Cap.7 – Sociedade e economia
Cap.8 – Povos em movimento
Cap.9 – Migrações no Brasil
|
4º
|
04/10 a 11/12
|
Cap.10 – O Brasil no século XXI e a regionalização de territórios
Cap.11 – Os complexos regionais do Brasil
|
4. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
4.1. Técnicas
ü
aulas
expositivas;
ü
discussão de
conceitos relacionando o conteúdo ao cotidiano;
ü
atendimentos
individuais;
ü
saídas de
campo;
ü
explanação no
quadro em caso de dúvidas coletivas;
ü
trabalhos em
forma de seminários, para socialização do conhecimento;
ü
jogos
educativos (Passa ou repasso/ Que lugar é este?).
4.2. Recursos
ü
Quadro e giz;
ü
Data show;
ü
Sala de
informática;
ü
Cartazes;
ü
Filmes;
ü
Mapas, tabelas
e gráficos;
ü
Internet (blog
do professor);
ü
Textos extras;
ü
Livro
didático.
5. AVALIAÇÃO
A avaliação tem por objetivo o ajuste
e a orientação do curso para a intervenção pedagógica, visando a melhor
aprendizagem do aluno. Serve como um elemento de reflexão contínua para o
professor sobre sua prática educativa e um instrumento para que o aluno possa
tomar consciência de seus progressos, dificuldades e possibilidades. A
avaliação deve oferecer ao professor um retorno que o auxilie a aprimorar seu
ensino para que, conseqüentemente, o aluno melhore seu desempenho. Alguns
critérios de avaliação são sugeridos a serem trabalhados ao decorrer dos
bimestres. Alguns se fazem necessários serem avaliados:
ü
Avaliações (orais, escritas, virtuais);
ü
Trabalhos (individuais e cooperativos);
ü Qualitativa (assiduidade, pontualidade, interesse, respeito, participação, saber ouvir, senso de higiene, cidadania): a formação de hábitos e atitudes será avaliada levando em
consideração a responsabilidade com as tarefas, cuidados com o material
didático, interesse e participação na aula, atitude de cooperação e capacidade
de organização.
6. BIBLIOGRAFIA
LUCCI, Elian
Alabi; BRANCO, Anselmo Lázaro & MENDONÇA, Cláudio. Território e Sociedade: no mundo globalizado. Geografia Geral e do
Brasil, 3 vol. São Paulo: Saraiva, 2011.
Florianópolis,
13 de Fevereiro de 2012.
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