domingo, 11 de março de 2012

Planejamento 2012


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ADERBAL RAMOS DA SILVA

“Transformando e fazendo história”



“Nosso problema teórico e prático é o de reconstruir o espaço para que não seja o veículo de desigualdades sociais e, ao mesmo tempo, reconstruir a sociedade para que não se crie ou preserve desigualdades sociais”.
 MILTON SANTOS


PLANEJAMENTO ANUAL 2012


ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 1ª à 3ª série
PROFESSOR: Almir Alves Júnior

Florianópolis, Fevereiro/2012

1. OBJETIVOS

1.1.        Geral da Escola

Tornar a escola um ambiente que produza sistematicamente conceitos e valores onde a possibilite a cada aluno uma releitura de seu cotidiano, e do mundo que o circunda, possibilitando desta forma tomar consciência sobre os outros. Pois enquanto agência formadora da maioria da população tem compromisso e a intenção de tornar acessível este conhecimento a todos os alunos, privilegiando o pensar coletivo, proporcionando a igualdade e restabelecendo princípios e ideias de reorganizar questões políticas e normas sociais.

1.2.        Geral da Disciplina

Compreender a dinâmica espacial que se desenvolve diacrônica e sincronicamente, produzindo, reproduzindo, organizando e transformando o espaço geográfico na escala local, regional, nacional e global.

1.3.        Específicos de cada Série

1.3.1. 1ª Série:

ü    Compreender a importância dos sistemas de informação e das telecomunicações no contexto econômico mundial, relacionando-os com o processo de globalização;
ü    Compreender a relação de paralelos, latitudes, zonas térmicas incidência solar nas diversas regiões da Terra ao longo do ano;
ü    Relacionar meridianos, longitudes e fusos horários, desenvolvendo habilidade de calcular a hora em qualquer lugar do planeta, a partir dos dados apresentados;
ü    Situar os avanços da cartografia na história e o papel do geoprocessamento no atual estágio de representação do espaço geográfico;
ü    Calcular escalas de mapas e representa-las numérica e graficamente;
ü    Assimilar a noção de tempo geológico e suas implicações no estudo dos fenômenos terrestres;
ü    Entender o movimento das placas tectônicas, a formação das cadeias montanhosas, os abalos sísmicos e o vulcanismo;
ü    Ler e conhecer as províncias minerais do Brasil representadas em um mapa, assim como sua estrutura geológica;
ü    Conhecer os processos de formação do solo, bem como os horizontes de seus perfis;
ü    Compreender como se formam as cadeias montanhosas, planaltos, as depressões e as planícies;
ü    Distinguir clima e tempo atmosférico;
ü    Identificar os fatores do clima, tais como latitude, altitude, continentalidade/maritimidade e massas de ar, e compreender suas dinâmicas;
ü    Estabelecer relações entre dinâmica climática e formações vegetais;
ü    Caracterizar as formações vegetais da Terra e suas especificidades climáticas;
ü    Confrontar climogramas de regiões diferentes;
ü    Reconhecer a importância das unidades de conservação para a preservação dos diversos biomas;
ü    Compreender as características das águas oceânicas e explicar sua sujeição a ações antrópicas;
ü    Relacionar a leitura de mapas e bacias hidrográficas e de estresse hídrico;
ü    Caracterizar as bacias hidrográficas brasileiras e reconhecer suas potencialidades e desafios;
ü    Compreender o conceito de desenvolvimento sustentável;
ü    Compreender que as ações antrópicas aceleram alguns fenômenos naturais, entre eles, o efeito estufa;
ü    Compreender a importância da preservação do patrimônio biológico nacional.

1.3.2. 2ª Série:

ü    Entender o desenvolvimento do comércio europeu na época das grandes navegações, a conquista de territórios de além-mar, surgimento do mercantilismo e do chamado capitalismo comercial;
ü    Situar as duas grandes guerras mundiais no contexto de desenvolvimento capitalista;
ü    Analisar a geopolítica da Guerra Fria e os diversos conflitos ocorridos desde o final da Segunda Guerra até a década de 1980;
ü    Compreender o quadro geopolítico mundial com base na multipolaridade do poder econômico;
ü    Explicar o surgimento da China como potência;
ü    Compreender as bases da globalização econômica e suas implicações para as economias nacionais;
ü    Explicar o papel da OMC na regulação das relações comerciais e financeiras entre os países;
ü    Contextualizar os países subdesenvolvidos, especialmente o Brasil na globalização;
ü    Estabelecer relações entre o avanço das telecomunicações e o desenvolvimento do capitalismo;
ü    Compreender os progressos técnicos e tecnológicos envolvidos na evolução dos meios de transporte;
ü    Compreender de que modo às transformações verificadas no decorrer da Revolução Técnico-Científica geraram uma demanda acelerada de energia;
ü    Reconhecer a necessidade de uma política energética que contemple a parte da população mundial sem acesso aos benefícios da eletricidade;
ü    Conhecer e diferenciar as formas de organização do trabalho (taylorismo, fordismo e toyotismo) em suas relações com a produtividade;
ü    Conhecer a historicidade da industrialização brasileira;
ü    Compreender as revoluções agrícolas, tendo em vista seu contexto histórico e político;
ü    Relacionar a estrutura fundiária no Brasil às leis que as consolidaram.
1.3.3. 3ª Série:

ü    Utilizar os conhecimentos adquiridos para interpretar as notícias veiculadas pela mídia em torno de conflitos étnicos, discriminação racial, preconceito e xenofobia;
ü    Compreender os principais fatores que motivam as lutas separatistas de cunho nacionalista;
ü    Compreender as peculiaridades do terrorismo contemporâneo;
ü    Relacionar o processo de urbanização ao de industrialização;
ü    Discutir o conceito de cidadania e aplicá-lo ao seu dia a dia;
ü     Compreender o processo de urbanização no Brasil e a tendência de alteração desse processo verificada a partir da década de 1990;
ü    Conhecer as teorias populacionais, contextualizando-as historicamente, e posicionar-se criticamente em relação a elas;
ü    Relacionar o problema do desemprego às mudanças ocorridas ao longo do processo de desenvolvimento do capitalismo;
ü    Conhecer os movimentos migratórios e suas razões;
ü    Entender o mapeamento das migrações internas no Brasil no período colonial e pós- colonial;
ü    Compreender a posição do Brasil nas relações comerciais globais;
ü    Conhecer com maior profundidade a diversidade natural, econômica, social, cultural, histórica do território brasileiro, inferindo daí a as bases das diversas regionalizações.

2.        JUSTIFICATIVA

Ao conceber o espaço de vida do ser humano como produto histórico construído pela sociedade, cresce a importância do ensino de Geografia, na medida em que propicia aos alunos o conhecimento crítico da realidade espacial e; com isso a participação consciente e responsável no processo social de produção do espaço geográfico.

3. CONTEÚDOS

3.1. 1ª Série

BIMESTRE
DATA
CONTEÚDO
14/02 a 27/04
Cap.1 – Geografia na Era da Informação
Cap.2 – A localização do espaço e os Sistemas de Informações Geográficas
Cap.3 – Geoprocessamento e mapas
02/05 a 12/07
Cap.4 – Geologia: evolução da Terra e fenômenos geológicos
Cap.5 – Estrutura geológica e mineração no Brasil
Cap.6 – Relevo e solo: formação e classificação
Cap.7 – Dinâmica climática
30/07 a 27/09
Cap.8 – Climas e formações vegetais no mundo
Cap.9 – Dinâmica climática e formações vegetais no Brasil
Cap.10 – Água: uso e problemas
Cap.11 – Águas continentais do Brasil
04/10 a 11/12
Cap. 12 – Questão ambiental e desenvolvimento Sustentável
Cap.13 – A dimensão global de alguns problemas ambientais
Cap.14 – Domínios morfo-climáticos e questão ambiental no Brasil


3.2. 2ª Série

BIMESTRE
DATA
CONTEÚDO

14/02 a 27/04
Cap.1 – Capitalismo e Espaço Geográfico
Cap.2 – As duas Grandes Guerras do século XX
Cap.3 – A Guerra Fria
Cap.4 – Geopolítica atual: um mundo em construção
02/05 a 12/07
Cap.5 – Globalização e redes da economia mundial
Cap.6 – Globalização, comércio mundial e blocos econômicos
Cap.7 – O Brasil no mundo globalizado
Cap.8 – Telecomunicações
30/07 a 27/09
Cap.9 – Meios de Transporte
Cap.10 – A questão energética no mundo atual
Cap.11 – Fontes alternativas e energia no Brasil
Cap. 12 – A indústria no mundo atual
04/10 a 11/12
Cap.13 – A indústria no Brasil
Cap.14 – A agricultura no mundo atual e as políticas agrícolas nos países desenvolvidos
Cap.15 – Espaço agrário no mundo subdesenvolvido e no Brasil


3.3. 3ª Série

BIMESTRE
DATA
CONTEÚDO
14/02 a 27/04
Cap.1 – Etnia e Modernidade
Cap.2 – Conflitos étnico-nacionalistas e separatismo
Cap.3 – Os dois lados do terrorismo
02/05 a 12/07
Cap.4 – A urbanização mundial
Cap.5 – A urbanização no Brasil
Cap.6 – Crescimento populacional no mundo e no Brasil
30/07 a 27/09
Cap.7 – Sociedade e economia
Cap.8 – Povos em movimento
Cap.9 – Migrações no Brasil
04/10 a 11/12
Cap.10 – O Brasil no século XXI e a regionalização de territórios
Cap.11 – Os complexos regionais do Brasil


4. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

4.1. Técnicas
ü    aulas expositivas;
ü    discussão de conceitos relacionando o conteúdo ao cotidiano;
ü    atendimentos individuais;
ü    saídas de campo;
ü    explanação no quadro em caso de dúvidas coletivas;
ü    trabalhos em forma de seminários, para socialização do conhecimento;
ü    jogos educativos (Passa ou repasso/ Que lugar é este?).

4.2. Recursos
ü    Quadro e giz;
ü    Data show;
ü    Sala de informática;
ü    Cartazes;
ü    Filmes;
ü    Mapas, tabelas e gráficos;
ü    Internet (blog do professor);
ü    Textos extras;
ü    Livro didático.

5. AVALIAÇÃO

A avaliação tem por objetivo o ajuste e a orientação do curso para a intervenção pedagógica, visando a melhor aprendizagem do aluno. Serve como um elemento de reflexão contínua para o professor sobre sua prática educativa e um instrumento para que o aluno possa tomar consciência de seus progressos, dificuldades e possibilidades. A avaliação deve oferecer ao professor um retorno que o auxilie a aprimorar seu ensino para que, conseqüentemente, o aluno melhore seu desempenho. Alguns critérios de avaliação são sugeridos a serem trabalhados ao decorrer dos bimestres. Alguns se fazem necessários serem avaliados:
ü     Avaliações (orais, escritas, virtuais);
ü     Trabalhos (individuais e cooperativos);
ü Qualitativa (assiduidade, pontualidade, interesse, respeito, participação, saber ouvir, senso de higiene, cidadania): a formação de hábitos e atitudes será avaliada levando em consideração a responsabilidade com as tarefas, cuidados com o material didático, interesse e participação na aula, atitude de cooperação e capacidade de organização.


6. BIBLIOGRAFIA

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lázaro & MENDONÇA, Cláudio. Território e Sociedade: no mundo globalizado. Geografia Geral e do Brasil, 3 vol. São Paulo: Saraiva, 2011.


Florianópolis, 13 de Fevereiro de 2012.

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