segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Correção Cap.2 – p.43 – Turmas: 13, 14 e 15.

1)As escalas temporais são diferentes para os eventos geológicos e para os eventos humanos porque eles ocorrem em períodos de tempo muito distintos. Enquanto o tempo geológico transcorre em bilhões de anos, o tempo da sociedade vem sendo registrado há cerca de 660 mil anos.

2)a) Desmatamento.
b) Pode-se perceber na charge que o tempo da natureza foi descrito quando o personagem conta que a sombra da árvore demora a desaparecer, pois ela é muita antiga. Já a ação humana, que aparece com o corte das árvores, pode ser muito rápida. Então, existe uma grande diferença entre o tempo da natureza e o tempo da sociedade.

3)As marcas nas paisagens são muito importantes para o estudo dos lugares, pois revelam a dinâmica do espaço geográfico. Por meio delas conhecemos a história dos lugares, percebemos o que mudou e, muitas vezes, temos indicações do que pode a vir ser transformado.

4)a) Homem.
b) Sim, a destruição dos ecossistemas é uma marca da sociedade que transforma intensamente as paisagens.

5)A frase se refere à constante transformação da paisagem dos lugares pela natureza. Essa dinâmica natural atua tanto nos lugares ocupados pelos seres humanos quanto nos que ainda permanecem intactos. O autor ainda se refere às variadas formas de ação dos agentes naturais na transformação das paisagens, tanto rápidas quanto lentas.

Correção: Questões Vestibular e ENEM – p.46-49 – Turmas: 13, 14 e 15.

1)a

2)b

3)a) A água é um dos elementos vitais na manutenção biológica da vida, portanto sempre esteve impregnada na cultura humana. A historia de evolução do homem no planeta está estreitamente ligada à água, cujas nascentes eram disputadas por tribos nos primórdios. O conceito de civilização tem inicio a partir da produção agrícola, como a irrigação na Mesopotâmia, na palestina e no Egito Antigo; com o desenvolvimento da civilização urbano-industrial, as pessoas passam a dispor da possibilidade de obter água tratada e encanada em suas residências.
b) Nos grandes centros urbanos, o fato de contarmos com água encanada ao nosso alcance podem dar a impressão de abundância. No entanto, ao considerar o planeta como um grande organismo vivo, que supre as necessidades de manutenção da vida, constata-se o quanto é precária e ilusória esta ideia. Aproximadamente 93% da água do nosso planeta estão nos oceanos e mares; mais ou menos 6% são geleiras e apenas 1% é de água potável. Além disso, encontra-se mal distribuída no planeta, concentrada no Caribe e América do Sul, em contraste com áreas como Oriente Médio, Austrália e norte da África.

4)c

5)e

6)e

7)a

8)soma = 22 (2, 4 e 16)

9)soma = 29 (1, 4, 8 e 16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário