quarta-feira, 9 de março de 2011

Planejamento Anual

 1 – OBJETIVOS GERAIS

O ensino da Geografia no Ensino Médio tem como principal objetivo desenvolver os conhecimentos de ordem espacial fundamentais para o entendimento dos acontecimentos mundiais, nacionais e, sobretudo, do lugar onde vivemos. Nesse sentido, este planejamento foi estruturado a partir dos conceitos essenciais da ciência geográfica, como lugar, paisagem, região, território e espaço geográfico, de modo a dotar o aluno dos instrumentos necessários para a compreensão dos fatos sociais, dos fenômenos naturais e de suas inter-relações. Esses conceitos são utilizados na abordagem de temas como as mudanças e permanências geológicas e históricas nas paisagens terrestres, as dinâmicas atmosféricas, hidrológica e litológica, o capitalismo e as desigualdades socioeconômicas, a nova ordem geopolítica mundial, a função das tecnologias na aproximação dos lugares, a organização do espaço geográfico nacional, entre outros de grande importância na atualidade.

2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Caracterizar espaço geográfico e paisagem;
  • identificar os agentes transformadores da paisagem local e global;
  • observar nas paisagens as relações político-econômicas que configuram o espaço geográfico local;
  • identificar o mapa como instrumento de representação do espaço;
  • compreender a linguagem cartográfica e extrair informações a partir de mapas;
  • comparar, fazendo analogias, as diferentes culturas, regiões e lugares;
  • estimular a criatividade, a autonomia e a criticidade dos alunos nas abordagens socioeconômicas e geopolíticas;
  • discutir sobre o papel e a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente e no uso racional dos recursos naturais.
3 – METODOLOGIA

  • Aulas expositivas e dialogadas;
  • Interpretação de textos e imagens;
  • Atividades em equipe;
  • Atualização (blog: www.fazgeo.blogspot.com);
  • Debates;
  • Pesquisas;
  • Gincanas.
4 – RECURSOS MATERIAIS/TECNOLÓGICOS

5 – CONTEÚDOS


5.1 – 1º ano:

1º Bimestre:
Capítulo 1: Os Lugares e as paisagens
Capítulo 2: As paisagens e as dinâmicas da natureza e da sociedade

2º Bimestre:
Capítulo 3: A dinâmica dos elementos da natureza
Capítulo 4: A dinâmica atmosférica

3º Bimestre:
Capítulo 5: A dinâmica hidrológica

4º Bimestre:
Capítulo 6: A dinâmica litosférica

5.2 – 2º ano:

1º Bimestre:
Capítulo 7: A natureza, o trabalho e o espaço geográfico
Capítulo 8: Indústrias, cidades e energia no mundo

2º Bimestre:
Capítulo 9: A atividade agropecuária no espaço mundial

3º Bimestre:
Capítulo 10: O capitalismo e o cenário geopolítico contemporâneo

4º Bimestre:
Capítulo 11: A regionalização do espaço geográfico mundial

5.3 – 3º ano:

1º Bimestre:
Capítulo 12: Capitalismo, espaço geográfico e globalização
Capítulo 13: Consumo, meio ambiente e desigualdades globais

2º Bimestre:
Capítulo 14: Brasil: território, Estado e população

3º Bimestre:
Capítulo 15: A indústria, a modernização do campo e a urbanização brasileira

4º Bimestre:
Capítulo 16: O modelo de desenvolvimento e as desigualdades sociais no Brasil

6 – AVALIAÇÃO

A avaliação será:
  • um processo contínuo e sistemático; portanto, deve ser constante e planejada, fornecendo feedback ao professor e permitindo a recuperação do aluno;
  • funcional, porque verifica se os objetivos previstos estão sendo atingidos;
  • orientadora, pois permite ao aluno conhecer erros e corrigi-los o quanto antes;
  • integral, pois considera o aluno como um todo, ou seja, não são apenas os aspectos cognitivos que são analisados, mas os comportamentais e sua habilidade psicomotora também.
Assim, avalia-se o aspecto quantitativo, através das pesquisas, relatórios experimentais, exercícios no caderno, trabalhos individuais e em grupo, provas (elaboradas a partir de questões de vestibulares e do ENEM) e; o aspecto qualitativo, através de 8 critérios: assiduidade, pontualidade, interesse, respeito, participação, saber ouvir, senso de higiene e cidadania. Além disso, se acrescenta pontos extras (bônus) proveniente de gincanas de revisão de conteúdos e de atividades realizadas no blog do professor, na qual é postado mensalmente o planejamento das aulas.

7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOLIGIAN, Levon & ALVES, Andressa. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2005.
MAGNOLI, Demétrio & ARAÚJO, Regina. Geografia: a construção do mundo. São Paulo: Moderna, 2005.
CARVALHO, Marcos Bernardini de & PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo. 4 volumes. São Paulo: FTD, 2009.

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