O ensino da Geografia no Ensino Médio tem como principal objetivo desenvolver os conhecimentos de ordem espacial fundamentais para o entendimento dos acontecimentos mundiais, nacionais e, sobretudo, do lugar onde vivemos. Nesse sentido, este planejamento foi estruturado a partir dos conceitos essenciais da ciência geográfica, como lugar, paisagem, região, território e espaço geográfico, de modo a dotar o aluno dos instrumentos necessários para a compreensão dos fatos sociais, dos fenômenos naturais e de suas inter-relações. Esses conceitos são utilizados na abordagem de temas como as mudanças e permanências geológicas e históricas nas paisagens terrestres, as dinâmicas atmosféricas, hidrológica e litológica, o capitalismo e as desigualdades socioeconômicas, a nova ordem geopolítica mundial, a função das tecnologias na aproximação dos lugares, a organização do espaço geográfico nacional, entre outros de grande importância na atualidade.
2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Caracterizar espaço geográfico e paisagem;
- identificar os agentes transformadores da paisagem local e global;
- observar nas paisagens as relações político-econômicas que configuram o espaço geográfico local;
- identificar o mapa como instrumento de representação do espaço;
- compreender a linguagem cartográfica e extrair informações a partir de mapas;
- comparar, fazendo analogias, as diferentes culturas, regiões e lugares;
- estimular a criatividade, a autonomia e a criticidade dos alunos nas abordagens socioeconômicas e geopolíticas;
- discutir sobre o papel e a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente e no uso racional dos recursos naturais.
- Aulas expositivas e dialogadas;
- Interpretação de textos e imagens;
- Atividades em equipe;
- Atualização (blog: www.fazgeo.blogspot.com);
- Debates;
- Pesquisas;
- Gincanas.
- Quadro Branco/Marcador;
- revistas;
- cartazes;
- blog: http://www.fazgeo.blogspot.com/;
- datashow;
- internet.
5.1 – 1º ano:
1º Bimestre:
Capítulo 1: Os Lugares e as paisagens
Capítulo 2: As paisagens e as dinâmicas da natureza e da sociedade
2º Bimestre:
Capítulo 3: A dinâmica dos elementos da natureza
Capítulo 4: A dinâmica atmosférica
3º Bimestre:
Capítulo 5: A dinâmica hidrológica
4º Bimestre:
Capítulo 6: A dinâmica litosférica
5.2 – 2º ano:
1º Bimestre:
Capítulo 7: A natureza, o trabalho e o espaço geográfico
Capítulo 8: Indústrias, cidades e energia no mundo
2º Bimestre:
Capítulo 9: A atividade agropecuária no espaço mundial
3º Bimestre:
Capítulo 10: O capitalismo e o cenário geopolítico contemporâneo
4º Bimestre:
Capítulo 11: A regionalização do espaço geográfico mundial
5.3 – 3º ano:
1º Bimestre:
Capítulo 12: Capitalismo, espaço geográfico e globalização
Capítulo 13: Consumo, meio ambiente e desigualdades globais
2º Bimestre:
Capítulo 14: Brasil: território, Estado e população
3º Bimestre:
Capítulo 15: A indústria, a modernização do campo e a urbanização brasileira
4º Bimestre:
Capítulo 16: O modelo de desenvolvimento e as desigualdades sociais no Brasil
6 – AVALIAÇÃO
A avaliação será:
- um processo contínuo e sistemático; portanto, deve ser constante e planejada, fornecendo feedback ao professor e permitindo a recuperação do aluno;
- funcional, porque verifica se os objetivos previstos estão sendo atingidos;
- orientadora, pois permite ao aluno conhecer erros e corrigi-los o quanto antes;
- integral, pois considera o aluno como um todo, ou seja, não são apenas os aspectos cognitivos que são analisados, mas os comportamentais e sua habilidade psicomotora também.
Assim, avalia-se o aspecto quantitativo, através das pesquisas, relatórios experimentais, exercícios no caderno, trabalhos individuais e em grupo, provas (elaboradas a partir de questões de vestibulares e do ENEM) e; o aspecto qualitativo, através de 8 critérios: assiduidade, pontualidade, interesse, respeito, participação, saber ouvir, senso de higiene e cidadania. Além disso, se acrescenta pontos extras (bônus) proveniente de gincanas de revisão de conteúdos e de atividades realizadas no blog do professor, na qual é postado mensalmente o planejamento das aulas.
7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOLIGIAN, Levon & ALVES, Andressa. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2005.
MAGNOLI, Demétrio & ARAÚJO, Regina. Geografia: a construção do mundo. São Paulo: Moderna, 2005.
CARVALHO, Marcos Bernardini de & PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo. 4 volumes. São Paulo: FTD, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário