sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Atividade Bônus - Ensino Médio HS

ATENÇÃO:

Sábado (10/09) às 9 horas haverá um aulão sobre CARTOGRAFIA (técnica de elaborar mapas) no auditório da E.E.B. Prof. Henrique Stodieck. Cada aluno das turmas 13,14,15,23,24,33,34 e 35 que comparecerem e participarem até às 11 horas receberão UM PONTO na MÉDIA do 3º Bimestre.

Atenciosamente,
Almir Alves Junior
Prof. Geografia

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cronograma de Provas

1º Ano: Cap. 2 - As paisagens e as dinâmicas da natureza e da sociedade
Turma 13: 05/08 (6ª feira);
Turma 14: 09/08 (3ª feira);
Turma 15: 05/08 (6ª feira).

2º Ano: Cap. 8 - Indústrias, cidades e energia no mundo 
Turma 23: 09/08 (3ª feira);
Turma 24: 09/08 (3ª feira).


3º Ano: Cap. 13 - Consumo, meio ambiente e desigualdades globais
Turma 33: 05/08 (6ª feira);
Turma 34: 05/08 (6ª feira);
Turma 35: 09/08 (3ª feira).

Correção Cap.13 – p.324-325 – Turmas: 33, 34 e 35.

1)Pessoal (indução à substituição dos bens de consumo, moda, decartáveis...)

2)Pessoal

3)Pessoal

4)Porque o crescente nível de consumo exige a diversificação da produção industrial e, com isso, um aumento na demanda de matérias-primas.

5)a) os poluentes químicos entram na cadeia alimentar e contaminam, podendo atingir os ursos polares. Isso é possível pois os eco sistemas da bioesfera estão estritamente relacionados e por isso a poluição atinge lugares distantes do foco principal.
b) o aquecimento atmosférico global é um dos principais problemas ambientais da atualidade. Consiste no aumento da temperatura média da Terra e decorre da intensificação do efeito estufa, fenômeno natural que impede o resfriamento excessivo da atmosfera. No entanto, o lançamento de poluentes na atmosfera impede a dispersão de calor excessivo para o espaço, elevando a temperatura média do planeta.

6)Pessoal.

7)a) o autor discute a utilização de automóveis individuais e o consumismo da sociedade capitalista.
b) O autor compara os padrões de consumo norte-americano e chinês e discute a possibilidade de haver uma equiparação desses padrões a partir da entrada da China na economia de mercado.

8)Pessoal. (açaí, andiroba, copaíba...)

9)O processo de globalização tem levado ao aumento do número de pessoas vivendo em estado absoluto de pobreza, à diminuição da renda per capita dos países pobres e, especialmente, à concentração de renda e exclusão socioespacial.

Correção Cap.8 – p.178-179 – Turmas: 23 e 24.

1)Os principais critérios são o nível tecnológico empregado no processo industrial e a função do segmento na economia.

2)O êxodo rural. O desenvolvimento da atividade industrial desencadeou a aceleração da urbanização, levando um grande contingente populacional a sair do campo em direção às cidades.

3)Pessoal (destacar o desenvolvimento das cidades, as transformações no campo e as interferências no meio ambiente)

4)a) A vida dos moradores das cidades passou a ser mais agitada e rápida. As distancias foram encurtadas, ou seja, percursos maiores puderam ser realizados em menos tempo.
b) Avenidas, placas de sinalização de trânsito, estacionamentos, semáforos...
c) Pessoal.

5)a) O autor menciona problemas como a desigualdade social, a violência, o crescimento desordenado das cidades, a busca por emprego e melhoria por condições de vida...
b) Pessoal.

6)Isso vem ocorrendo em conseqüência de problemas nos grandes centros industriais, como o encarecimento dos imóveis, o aumento de impostos e os altos índices de poluição atmosférica...

7)Pessoal.

8)a) A concentração de CO2 na atmosfera aumenta o crescimento do consumo de petróleo no mundo, pois é lançado por atividades que utilizam combustíveis derivados dele.
b) Pessoal.

Correção Cap.2 – p.43 – Turmas: 13, 14 e 15.

1)As escalas temporais são diferentes para os eventos geológicos e para os eventos humanos porque eles ocorrem em períodos de tempo muito distintos. Enquanto o tempo geológico transcorre em bilhões de anos, o tempo da sociedade vem sendo registrado há cerca de 660 mil anos.

2)a) Desmatamento.
b) Pode-se perceber na charge que o tempo da natureza foi descrito quando o personagem conta que a sombra da árvore demora a desaparecer, pois ela é muita antiga. Já a ação humana, que aparece com o corte das árvores, pode ser muito rápida. Então, existe uma grande diferença entre o tempo da natureza e o tempo da sociedade.

3)As marcas nas paisagens são muito importantes para o estudo dos lugares, pois revelam a dinâmica do espaço geográfico. Por meio delas conhecemos a história dos lugares, percebemos o que mudou e, muitas vezes, temos indicações do que pode a vir ser transformado.

4)a) Homem.
b) Sim, a destruição dos ecossistemas é uma marca da sociedade que transforma intensamente as paisagens.

5)A frase se refere à constante transformação da paisagem dos lugares pela natureza. Essa dinâmica natural atua tanto nos lugares ocupados pelos seres humanos quanto nos que ainda permanecem intactos. O autor ainda se refere às variadas formas de ação dos agentes naturais na transformação das paisagens, tanto rápidas quanto lentas.

Correção: Questões Vestibular e ENEM – p.46-49 – Turmas: 13, 14 e 15.

1)a

2)b

3)a) A água é um dos elementos vitais na manutenção biológica da vida, portanto sempre esteve impregnada na cultura humana. A historia de evolução do homem no planeta está estreitamente ligada à água, cujas nascentes eram disputadas por tribos nos primórdios. O conceito de civilização tem inicio a partir da produção agrícola, como a irrigação na Mesopotâmia, na palestina e no Egito Antigo; com o desenvolvimento da civilização urbano-industrial, as pessoas passam a dispor da possibilidade de obter água tratada e encanada em suas residências.
b) Nos grandes centros urbanos, o fato de contarmos com água encanada ao nosso alcance podem dar a impressão de abundância. No entanto, ao considerar o planeta como um grande organismo vivo, que supre as necessidades de manutenção da vida, constata-se o quanto é precária e ilusória esta ideia. Aproximadamente 93% da água do nosso planeta estão nos oceanos e mares; mais ou menos 6% são geleiras e apenas 1% é de água potável. Além disso, encontra-se mal distribuída no planeta, concentrada no Caribe e América do Sul, em contraste com áreas como Oriente Médio, Austrália e norte da África.

4)c

5)e

6)e

7)a

8)soma = 22 (2, 4 e 16)

9)soma = 29 (1, 4, 8 e 16)

domingo, 15 de maio de 2011

Alunos Nota 10

Alunos que obtiveram 10 na média do 1º Bimestre em Geografia:

Martina Mendes Landriel (13)
Walesca Duarte Laurindo (24)
Lais Regina Félix (34)

Parabéns!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Atividade Bônus: 1º, 2º e 3º ano Ensino Médio

Assistir o vídeo abaixo e enviar um comentário individual de 10 linhas (fonte arial 12) opinando* sobre o assunto para geografia.faz@gmail.com entre as 0:01h de 12/04 à 23:59h de 14/04/2011, valendo 1 ponto na média qualitativa.

*Procure relacionar:
1º ano: PAISAGENS;
2º ano: TÉCNICA/TECNOLOGIA;
3º ano: GLOBALIZAÇÃO.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Atividade Bônus: 1º ano

Assistir o vídeo abaixo e enviar um comentário individual de 10 linhas (fonte arial 12) opinando sobre o assunto para geografia.faz@gmail.com entre as 0:01h de 06/04 à 23:59h de 08/04/2011, valendo 1 ponto na média qualitativa.

Atividade Bônus: 3º ano

Assistir o vídeo abaixo e enviar um comentário individual de 10 linhas (fonte arial 12) opinando sobre o assunto para geografia.faz@gmail.com entre as 0:01h de 05/04 à 23:59h de 07/04/2011, valendo 1 ponto na média qualitativa.

Atividade Bônus: 2º ano

Assistir o vídeo abaixo e enviar um comentário individual de 10 linhas (fonte arial 12) opinando sobre o assunto para geografia.faz@gmail.com entre as 0:01h de 06/04 à 23:59h de 08/04/2011, valendo 1 ponto na média qualitativa.

domingo, 20 de março de 2011

Correção Cap.1 - Quadros Verdes (1º ano)

1. (p. 12):
Paisagem 1: elementos naturais e Paisagem 2: elementos culturais.
Paisagem 1: bromélias avermelhadas entre a vegetação de caatinga.
Paisagem 2: a multidão numa rua comercial em São Paulo.
Expressão: "viver aqui é viver entre a luz e a sombra".

2. (p. 13):
Sim, os elementos invisíveis são o calor  e cheiro de terra seca da caatinga, o barulho da multidão e dos veículos, o cheiro de comida dos vendedores ambulantes...
Os fluxos são revelados apenas na segunda paisagem: trânsito de pessoas e veículos, circulação de mercadorias e capital, transmissão de telecomunicações...

3. (p. 14):
Amalfi, uma cidade localizada sobre uma encosta no litoral italiano.
Sim, existem diferenças nas descrições da paisagem, alguns destacam mais os elementos naturais como a encosta, a vegetação, o mar; enquanto outros focam os elementos culturais como as casas, a arquitetura, o traçado urbano...

4. (p. 17):
Figura 1: força humana e animal, além de cintos e alavancas na extração de papiro no Egito.
Figura 2: força humana e animal, além de machado, facão e arado usado por camponeses.
Figura 3: Força animal e mecânica, incluindo máquinas na extração de carvão mineral.
Figura 4: Força mecânica, uso de tratores e motoniveladoras na construção de estradas.
Percebe-se nas 4 figuras, a força humana e animal sendo substituídas pela máquina, que apresenta maior produtividade e consequentemente maior poder de transformação espacial.

5. (p. 19):
ANECÚMENOS: América, África, Ásia e Oceania em regiões inóspitas como desertos, montanhas, clima polar (frio/seco) e equatorial (quente/úmido).
ECÚMENOS: o litoral e planícies fluviais de todos os continentes.

6. (p. 22):
É uma paisagem antrópica, bastante transformada pelo homem (agropecuária, mineração).
São os homens, por meio do trabalho e o aprimoramento de técnicas.
"Estamos voando...", "... a sombra do 747 desliza...", "...córregos marrons serpenteiam...".

7. (p. 23):
1º plano: canavial; 2º plano: instalaçoes da usina sucroalcooleira, linha do horizonte: plantações, pastagens e loteamentos.
2º plano e linha do horizonte: lagoa e florestas.
Agroindústria: cana-de-açúcar > etanol e açúcar.
Sim, percebe-se tecnologia no processo fabril, armazenamento e transporte.

8. (p. 26):
Paisagem 1: Londres (ônibus avermelhado de 2 andares e o "big bang")
Paisagem 2: Tóquio (monte Fuji).
RUGOSIDADE: elementos "permanentes" na paisagem que caracterizam o lugar ao longo do tempo.

9. (p. 27):
1º plano: terraço de uma casa;
2º plano: Pão de Açúcar no Rio de Janeiro;
Linha do horizonte: Baía de Guanabara e morros.

10. (p.29):
Vertical: pois permite conhecer a disposição dos elementos no espaço.
Horizontal, oblíqua ou vertical, todos esses pontos de visualização são importantes na análise da paisagem, permitindo detalhes minuciosos que contam a história e a dinâmica dos lugares.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Planejamento Anual

 1 – OBJETIVOS GERAIS

O ensino da Geografia no Ensino Médio tem como principal objetivo desenvolver os conhecimentos de ordem espacial fundamentais para o entendimento dos acontecimentos mundiais, nacionais e, sobretudo, do lugar onde vivemos. Nesse sentido, este planejamento foi estruturado a partir dos conceitos essenciais da ciência geográfica, como lugar, paisagem, região, território e espaço geográfico, de modo a dotar o aluno dos instrumentos necessários para a compreensão dos fatos sociais, dos fenômenos naturais e de suas inter-relações. Esses conceitos são utilizados na abordagem de temas como as mudanças e permanências geológicas e históricas nas paisagens terrestres, as dinâmicas atmosféricas, hidrológica e litológica, o capitalismo e as desigualdades socioeconômicas, a nova ordem geopolítica mundial, a função das tecnologias na aproximação dos lugares, a organização do espaço geográfico nacional, entre outros de grande importância na atualidade.

2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Caracterizar espaço geográfico e paisagem;
  • identificar os agentes transformadores da paisagem local e global;
  • observar nas paisagens as relações político-econômicas que configuram o espaço geográfico local;
  • identificar o mapa como instrumento de representação do espaço;
  • compreender a linguagem cartográfica e extrair informações a partir de mapas;
  • comparar, fazendo analogias, as diferentes culturas, regiões e lugares;
  • estimular a criatividade, a autonomia e a criticidade dos alunos nas abordagens socioeconômicas e geopolíticas;
  • discutir sobre o papel e a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente e no uso racional dos recursos naturais.
3 – METODOLOGIA

  • Aulas expositivas e dialogadas;
  • Interpretação de textos e imagens;
  • Atividades em equipe;
  • Atualização (blog: www.fazgeo.blogspot.com);
  • Debates;
  • Pesquisas;
  • Gincanas.
4 – RECURSOS MATERIAIS/TECNOLÓGICOS

5 – CONTEÚDOS


5.1 – 1º ano:

1º Bimestre:
Capítulo 1: Os Lugares e as paisagens
Capítulo 2: As paisagens e as dinâmicas da natureza e da sociedade

2º Bimestre:
Capítulo 3: A dinâmica dos elementos da natureza
Capítulo 4: A dinâmica atmosférica

3º Bimestre:
Capítulo 5: A dinâmica hidrológica

4º Bimestre:
Capítulo 6: A dinâmica litosférica

5.2 – 2º ano:

1º Bimestre:
Capítulo 7: A natureza, o trabalho e o espaço geográfico
Capítulo 8: Indústrias, cidades e energia no mundo

2º Bimestre:
Capítulo 9: A atividade agropecuária no espaço mundial

3º Bimestre:
Capítulo 10: O capitalismo e o cenário geopolítico contemporâneo

4º Bimestre:
Capítulo 11: A regionalização do espaço geográfico mundial

5.3 – 3º ano:

1º Bimestre:
Capítulo 12: Capitalismo, espaço geográfico e globalização
Capítulo 13: Consumo, meio ambiente e desigualdades globais

2º Bimestre:
Capítulo 14: Brasil: território, Estado e população

3º Bimestre:
Capítulo 15: A indústria, a modernização do campo e a urbanização brasileira

4º Bimestre:
Capítulo 16: O modelo de desenvolvimento e as desigualdades sociais no Brasil

6 – AVALIAÇÃO

A avaliação será:
  • um processo contínuo e sistemático; portanto, deve ser constante e planejada, fornecendo feedback ao professor e permitindo a recuperação do aluno;
  • funcional, porque verifica se os objetivos previstos estão sendo atingidos;
  • orientadora, pois permite ao aluno conhecer erros e corrigi-los o quanto antes;
  • integral, pois considera o aluno como um todo, ou seja, não são apenas os aspectos cognitivos que são analisados, mas os comportamentais e sua habilidade psicomotora também.
Assim, avalia-se o aspecto quantitativo, através das pesquisas, relatórios experimentais, exercícios no caderno, trabalhos individuais e em grupo, provas (elaboradas a partir de questões de vestibulares e do ENEM) e; o aspecto qualitativo, através de 8 critérios: assiduidade, pontualidade, interesse, respeito, participação, saber ouvir, senso de higiene e cidadania. Além disso, se acrescenta pontos extras (bônus) proveniente de gincanas de revisão de conteúdos e de atividades realizadas no blog do professor, na qual é postado mensalmente o planejamento das aulas.

7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOLIGIAN, Levon & ALVES, Andressa. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2005.
MAGNOLI, Demétrio & ARAÚJO, Regina. Geografia: a construção do mundo. São Paulo: Moderna, 2005.
CARVALHO, Marcos Bernardini de & PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo. 4 volumes. São Paulo: FTD, 2009.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011